terça-feira, 16 de outubro de 2012

Polo moveleiro local ganha reforço de profissionais capacitados na Itália

Cinco designers amazonenses estão mesclando as técnicas e tecnologias do mercado italiano com as peculiaridades da região amazônica para fabricação de móveis em empresas no Amazonas. Eles são participantes do Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH Design), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e passaram seis meses na Itália trocando experiências com empresas para aperfeiçoamento de produção de móveis sustentáveis.
Com a experiência de ter vivenciado por seis meses o cotidiano das grandes fábricas de móveis na Itália, além de aulas teóricas com profissionais renomados na fabricação de móveis sustentáveis, os profissionais retornaram ao Estado dispostos a implementar os conhecimentos adquiridos e lidar com as diferenças relacionadas ao mercado e ao maquinário europeu se comparados com os da região Norte.
De volta ao Amazonas, os profissionais já estão atuando em empresas do Polo Moveleiro do Estado e colocando em prática os conhecimentos e as técnicas de fabricação adquiridas durante o Curso de Aperfeiçoamento em Design no Centro Tecnológico do Setor de Móveis (Cosmob) realizado na Itália.
As bolsistas Nathaly Rabelo e Geane Fontinele, que fazem parte do RH-Design  já estão na fase final de elaboração dos produtos para venda no mercado local. De acordo com Nathaly Rabelo, a experiência em um país europeu possibilitou acesso às novidades, tendências, metodologias e materiais do mercado mundial para diminuir os custos de produção, agilizar o processo de fabricação e auxiliar na utilização de materiais sustentáveis. “Agora, estou podendo colocar em prática o que aprendi na Itália até porque o ideal é irmos além da teoria”, contou.
O grande desafio dos jovens bolsistas é agregar os conhecimentos adquiridos no país europeu com as peculiaridades da região amazônica. “O fato de aplicarmos uma situação que aprendemos na Itália aqui no Amazonas com as peculiaridades da região, como o clima e a estrutura das empresas, faz com que a experiência seja ainda mais gratificante e enriquecedora. Isso tudo só seria possível com o apoio da FAPEAM”, contou Rabelo.
Rabelo está em fase de finalização do produto com análise de medidas, ergonomia do modelo para apresentação do produto final para posterior fabricação e venda no comércio local.
Com graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com especialização em Engenharia de Produção, a bolsista Geane Fontinele, contou que já está oferecendo novas ideias e novos conceitos aprendidos na Itália aos empresários locais. “Estamos propondo novas alternativas de técnicas, usos de espaço e até tecnologias de usos de ferragens que ainda não estavam sendo utilizadas no Brasil e agora, por meio da FAPEAM, estão sendo usadas em Manaus”, revelou Fontinele.
Troca de experiências
A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia de Albuquerque Simão, ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os profissionais amazonenses e europeus para o desenvolvimento do mercado moveleiro local. “É importante que um profissional de design possa verificar como o mercado se comporta e o que o mercado quer para melhor aproveitar as características regionais na fabricação dos produtos, além disso, é importante ressaltar a rede de relações que foi construída. Os profissionais amazonenses conheceram novos profissionais na área de inovação e é importante ter pares para dialogar”, ponderou a diretora-presidenta da FAP, destacando ainda que a Fundação em parceria com o Sebrae/AM já está elaborando um novo edital do RH-Design com previsão para lançamento em 2013. “Já estamos discutindo inclusive expandir o programa para outras áreas de atuação”, adiantou.
Ao longo dos seis meses na Europa, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de feiras, como o Salão de Móveis de Milão, e participar da criação de projetos para empresas reais, como a Morette Compact, que trabalha com mobiliário infantil e para adolescentes, e a Qube Design, que fabrica móveis de papelão e com materiais alternativos. “Na Europa, o polo moveleiro já está consolidado com máquinas avançadas, mas agora, estamos tendo a oportunidade de fazer adaptações aos conhecimentos adquiridos para aplicá-los de acordo com as condições da empresa amazonense”, frisou Geane Fontinele.
Nathaly Rabelo também salientou que as técnicas aprendidas no país europeu acabam sendo modificadas quando colocadas em prática por conta das peculiaridades amazonenses. “As empresas na Itália, por exemplo, são superorganizadas, diferente das daqui que por conta até de condições climáticas e de maquinário acabam tendo um ritmo de produção diferenciado”, contou.
Sobre o RH-Design
Com objetivo de capacitar profissionais e promover o intercâmbio de conhecimentos, a FAPEAM, em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), concedeu bolsas de estudos no valor total de R$ 130 mil para que os designers participassem do curso de capacitação na Itália.
Os profissionais aprovados na seleção receberam, mensalmente, uma Bolsa para o Exterior (BEX) no valor de 1.100 mil euros, além da parcela única de R$ 3 mil, destinada ao pagamento de plano de saúde e taxas de viagem.
Após seis meses de “estágio” no país europeu por meio do RH Design, os bolsistas retornam ao Estado com o compromisso de multiplicar os novos conhecimentos entre os empresários e profissionais do Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas (Dimpe) Ozias Monteiro.
Camila Carvalho - Agência FAPEAM

Nenhum comentário:

Acesse

How to make a gif