segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fapeam e Sebrae inovam design do polo moveleiro no Amazonas


Visita técnica de bolsistas do RH-Design no Polo Moveleiro de Novo Airão (Foto: Sebastião Alves/Ag.Fapeam)
13/08/2012 - Criar protótipos com design inovador, agregando valor à produção moveleira do Estado do Amazonas. Esta é a perspectiva do Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH-Design), financiado pelo Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Nesse sentido um grupo de cinco designers do programa esteve em visita técnica em empresas do Polo Moveleiro do município de Novo Airão (distante a 115 quilômetros de Manaus), na última sexta-feira.

O analista da Unidade de Acesso à Inovação Tecnológica (UAIT) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), Evanildo Malcher Pantoja, acompanhou os integrantes do programa, mostrando a realidade de quatro empresas moveleiras localizadas naquele município. A finalidade desta atividade é levantar informações para elaboração do diagnóstico inicial que será a base para o desenvolvimento de produtos inovadores.

Segundo o analista, a seleção das empresas é proveniente do acordo firmado em edital, cujos critérios perpassam pelas empresas que estejam instaladas no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (Dimpe) e beneficiadas pelo Programa Pappe Subvenção como também as que tivessem participação em projetos junto ao Sebrae.

Para ele, o Programa extrapola os limites da capital amazonense, definindo os municípios de Presidente Figueiredo e de Novo Airão como cenários favoráveis para o desenvolvimento de produtos moveleiros.

Pantoja disse ainda que, em razão do Sebrae ter uma vivência maior nesse ramo, apresentou as empresas que deverão participar durante os três meses no processo de inovação de produtos. O analista ressalta que apesar de o empresariado moveleiro desses municípios estão distante da capital, da logística e do beneficiamento da matéria prima, eles conseguem ter uma visão de futuro, em acredit
ar no design como diferencial de seu produto.
“O que esperamos da parceria entre a FAPEAM e o Sebrae é que de fato deixaremos um legado para que essas empresas passem experiências e assim, no futuro possamos crescer nesse segmento de mercado”, frisou o analista. 
Exposição de protótipos

Segundo o analista do Sebrae, o resultado dessa experiência inédita no Amazonas, deverá ser concretizada em uma exposição apresentando  protótipos  desenvolvidos pelos bolsistas do Programa RH-Design para a sociedade e aos lojistas da capital para que os produtos desenvolvidos passem a ser consumidos pelo público amazonense e de outros estados.  

Para o empresário do setor Francisco Delgado da Cruz, o repasse do conhecimento adquirido fora do Brasil e aplicado de forma experimental em marcenarias do município de Novo Airão trará benefícios no processo de desenvolvimento do prod
uto. Segundo ele, a partir da construção de protótipos em sua empresa, será possível a agregação de valor ao produto e, por conta disso, a divulgação de seu produto na capital e para o resto do País.  

Observação da realidade

O bolsista do Programa RH-design, Rodrigo Souza da Silva, disse que nos próximos três meses, que
 passará a conviver com o empresariado, será um grande desafio para compreender a realidade local, observando suas características, analisando as peculiaridades dos processos de produção para posteriormente, atingir a criação de um produto.

“Quando estava realizando minha capacitação na Itália, por meio do RH-Design, as discussões estavam direcionadas ao conhecimento aplicado para atender as necessidades locais. No município de Novo Airão, vejo que há necessidades específicas e que, por meio da observação contínua da realidade será possível construir um protótipo que venha atender essa realidade”, destacou.


Sobre o RH-Design

Com investimentos do Governo do Estado, por meio do Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH-Design), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), os cinco designers retornaram da Itália, em julho, onde participaram de curso de aperfeiçoamento em Design no Centro Tecnológico do Setor de Móveis (Cosmob).

Eles trazem na bagagem as experiências de visitas à feira do Salão de Móveis de Milão e a empresas italianas que buscam novas matérias-primas e processos para aperfeiçoar a produção de móveis sustentáveis. O objetivo é aplicar o conhecimento na cadeia produtiva de móveis do Amazonas.

Os profissionais foram selecionados pela FAPEAM, que concedeu bolsas de estudos em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Eles permaneceram seis meses na Itália. Durante o curso, os participantes realizaram treinamentos em elaboração de projetos, utilização de aplicativos para ajudar no trabalho do designer de móveis, visitaram feiras, entre outros. A experiência possibilitou aos participantes acesso às novidades, tendências, metodologias e materiais do mercado mundial para diminuir custos de produção, agilizar o processo de fabricação e auxiliar na utilização de materiais sustentáveis.
Foto1: Evanildo Pantoja, analista do Sebrae-AM
Foto 2: Designers interagindo com os moveleiros de Novo Airão
Foto 3: Equipe de designers, moveleiros e técnicos do Sebrae-AM

(Crédito das fotos: Sebastião Alves/Ag.Fapeam)
Sebastião Alves - Agência Fapeam

Nenhum comentário:

Acesse

How to make a gif